Princípio Estoico #5: Tome ação

Vimos nos princípios anteriores que a maioria das coisas não está sob nosso controle e que devemos aborda-las com indiferença. Então, podemos descansar, não fazer nada e não se importar com  nada?

Não e não.

Nas palavras de Donald Robertson, “Os eventos não estão determinados a acontecer de forma particular, independentemente do que você faz, mas sim junto com o que você faz … O resultado dos eventos ainda depende das suas ações. O verdadeiro filósofo, um guerreiro da mente“. (Stoicism and the Art of Happiness)

Você controla suas ações. Os estoicos não eram indiferentes às suas próprias ações. Uma vez que queriam viver de acordo com a virtude para chegar à vida eudaimônica, eles deveriam  “fazer a coisa certa”. Sempre.

Sim, o estoicismo é uma filosofia de vida prática. Para os estoicos, não basta pensar em como viver a própria vida, mas realmente sair ao mundo e praticar suas ideias.

Outra coisa que os estóicos entendiam, que a filosofia moderna muitas vezes perde, é a idéia do ação real. Epiteto dizia: “Podemos ser fluentes em sala de aula, mas nos leve para fora, para a realidade, e nos mostramos verdadeiros náufragos“. A filosofia não pode ser apenas uma teoria, não pode ser apenas falar, também tem ter prática. Sêneca dizia: “O estóico vê toda a adversidade como treinamento”.

Não seja um náufrago. Escolha ser um guerreiro e sair para praticar sua filosofia.


Princípios Estoicos: