Pensamento do Dia #26: Imagine que aconteceu com outro

“Quando um amigo quebra uma taça, dizemos rapidamente: ‘Oh, muito chato‘, mas essas coisas acontecem. Porém quando quebramos uma taça, ficamos aborrecidos. Precisamos aceitar o que nos acontece com o mesmo espírito que esperamos que os outros aceitem a sorte deles.

Podemos aplicar esse entendimento a coisas mais graves. Quando o cônjuge ou filho de outra pessoa morre, comumente dizemos: ‘Bem, isso é parte da vida‘. Mas quando um dos nossos membros da família está envolvido, dizemos: ‘Pobre de mim. Porque é que isto me aconteceu?’

Lembre-se de quão sabiamente você aceita quando outros enfrentam situações infelizes. Aplique a mesma sabedoria quando algo infeliz acontece com você. Aprenda a aceitar o que quer que aconteça. ” ( O Manual de Epiteto, 26) 

A maioria das pessoas é melhor em dar aos outros conselhos do que são em se dar conselhos. O ensinamento de Epiteto é uma técnica psicológica que pode ser usada em nossas vidas diárias. Aconselhe-se como se estivesse aconselhando um amigo. Tente separar-se da irracionalidade de suas paixões e imaginar-se a falar com um amigo que experimenta os mesmos sentimentos. O que você diria a ele? Como você esperaria que o ouça?

(imagem – Caveira e taça quebrada por Hendrick Andriessen)